Sobre

Em um artigo publicado pela revista Science, a autora Elisabeth Pain perguntou a doze pesquisadores como eles liam um artigo científico. Sete desses comentaram que primeiramente procuram pelas figuras, e três deles vão direto a elas depois de lerem o título e/ou o resumo. Muitas das ideias centrais que uma pesquisa tem a mostrar podem ser expressas com maior eficiência por meio de ilustrações ao invés de textos ou tabelas. A ilustração científica oferece um detalhamento técnico e comunicativo que outras ferramentas não conseguem fornecer. Portanto, a ideia desta startup é conciliar ciência e arte, auxiliando pesquisadores, profissionais, professores e alunos a representarem suas pesquisas de forma mais atrativa. Tendo em vista que esse é um mercado pouco explorado e muitos cientistas possuem dificuldades de desenvolverem ilustrações, a proposta da Universo Da Vinci é oferecer produtos que contemplam logos, infográficos, figuras para artigos, monografias, ou até apresentações completas.

Histórico

Em meio às explorações marítimas e expedições a terras desconhecidas, especialmente no século XIX, houve o estímulo ao desenvolvimento do desenho cientifico. E assim, começa a grande intersecção entre a arte e a ciência. É indiscutível a importância de ilustrações científicas para a compreensão da ciência. A ilustração cientifica é um tipo de linguagem figurativa que tem como objetivo ilustrar, complementar informações textuais e explicar, por meio de imagens, observações externas e internas de estruturas das mais diversas origens. Além de representar também descrições de experimentos científicos de forma artística. O objetivo da ilustração científica é ser útil e acurada. Neste aspecto, a ilustração científica serve de força motriz ao pensamento e à comunicação dos resultados de uma pesquisa. Em resumo, a ilustração científica é uma simbiose entre arte e ciência, na qual se prioriza além da beleza estética, a capacidade comunicativa.

Diferencial

O diferencial da Universo Da Vinci é apresentar soluções para os mais diversos problemas encontrados na divulgação científica. As convencionais agências de marketing e design gráfico não contemplam em seus portfólios de serviços a elaboração de artes para finalidades científicas, pois não possuem profissionais inseridos nesse meio que possuam competência para solucionar essa demanda. E os poucos negócios de ilustração científica no país não apresentam soluções completas como a Universo Da Vinci. Além do mais, em Rondônia é desconhecido a existência de profissionais ou agências que atuem nessa área, sendo a Universo Da Vinci a pioneira nesse ramo no estado. A empresa conta com profissionais preparados para realizar, com excelência técnica e criatividade, soluções aplicadas para os mais diversos ramos das ciências da saúde, biológicas e biomédicas, transformando ideias e/ou dados em arte, para que os leitores e clientes compreendam com clareza e objetividade a mensagem passada.